Curiosidades sobre casas de banho públicas

ambiente wca publico

1. Quando lava as mãos em casas de banho públicas deve usar uma toalha de papel para fechar a torneira, quando esta não tem acionamento eletrónico. Atualmente a maioria dos espaços estão equipados com torneiras eletrónicas o que permite uma higiene perfeita, dado que o acionamento da torneira é feito sem contacto manual, evitando assim a proliferação de bactérias e vírus. Além disso, apresenta outras vantagens, a poupança de água, a facilidade de utilização e comodidade para o utilizador.

2. O uso de casas de banho públicas levanta alguns constrangimentos para as pessoas, sobretudo pela higiene e limpeza. A maioria das pessoas pensa que a casa de banho mais próxima da porta é a mais suja. Talvez por toda a gente ter o mesmo pensamento, acaba por ser a mais limpa devido à escassa utilização.

3. Se costuma forrar o assento da sanita com papel higiénico em casas de banho públicas, não pense que isso afasta as bactérias­­. O uso do papel apenas evita o contacto directo com a tampa, ou seja, poderá diminuir o risco de transmissão de doenças. Há casas de banho que disponibilizam produtos antissépticos ou até uma proteção plástica no tampo da sanita, para prevenir a existência de bactérias. De qualquer forma, não deve tocar com as mãos noutras partes do corpo e lavá-las antes de sair da casa de banho.

4. Em casas de banho públicas o uso papel higiénico só não é aconselhável se estiver molhado, sujo ou em contacto com o chão. O papel higiénico não é um objeto esterilizado, mas à partida deverá possuir os mesmos micróbios do papel utilizado em casa.

5. Só deve lavar as mãos com sabonete, apenas se este for líquido, pois os sabonetes em barra contactam com a água e podem acumular várias bactérias. O ideal será sabonete líquido num doseador automático, evitando qualquer contacto.

6. Para secar as mãos deve escolher a toalha de papel, que por mais que não seja esterilizada, os micróbios que possui não apresentam risco significativo. Por outro lado, o uso da toalha de tecido não é aconselhado, porque não se sabe quem a utilizou ou há quanto tempo não é trocada. Outra opção é a utilização do secador de mãos automático, que tal como a toalha de papel evita o contacto e tornam-se mais higiénicos, mas por outro lado é mais sustentável ecologicamente.

 

>>> Artigos semelhantes:

    None Found

Partilhe este artigo:
  • Print
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *