Conheça os diversos tipos de torneiras existentes

A escolha da torneira para a casa de banho é um passo que é muitas vezes negligenciado, mas que tem grande importância nos nossos dias.

É algo que deve ser pensado em fase de obras obras e não depois do projeto quase concluído, caso contrário as opções serão mais reduzidas, não podendo escolher entre todas as soluções de torneiras existentes no mercado.

Tendo em conta que utilizamos este espaço varias vezes ao dia, a torneira errada pode tornar-se um problema difícil de contornar. O melhor procedimento para evitar constrangimentos é investir na pesquisa da solução ideal de torneiras para o uso que pretendemos.

É muito importante entendermos que a seleção vai muito para além da vertente estética. Nas torneiras, como em praticamente todos os equipamentos sanitários, a funcionalidade surge antes da estética.

Preocupe-se em saber se a torneira responde a todos os requisitos que pretende ter ao seu dispor, só depois se deve preocupar com o design da torneira.

Conheça os diversos tipos de torneiras existentes, para que possa fazer a escolha acertada:

Torneiras monocomando:
O mecanismo de funcionamento é activado por um comando único existente no topo da torneira. Com ele abre e fecha a torneira, regula o caudal de água e a temperatura da mesma.
Nestas torneiras a água fria é misturada com a água quente no cartucho interno.

1 – Cetus Basic                         2 – Start                                     3 – Easy

Torneiras monobloco:
Torneiras com dois manípulos individuais para controlar os abastecimentos de água quente e de água fria.

Torneira monobloco Rimini

Torneiras cold open:
Equipadas com um sistema que permite poupança hídrica e energética. A abertura do manípulo para a direita está bloqueada, pelo que quando se procede à abertura da misturadora sairá água fria (quando alinhado pela bica), não colocando em funcionamento o esquentador ou acumulador. Ao girar o manípulo para a esquerda para obter mistura, obtêm-se gradualmente água quente.
A abertura da água pode fazer-se em qualquer ponto de rotação do manípulo, contrariamente aos sistemas progressivos.

Misturadora cold open Ícone

Torneiras encastradas:
Estas torneiras são aplicadas directamente na parede ou sobre o espelho. Todas as ligações ficam embutidas, pelo que é necessário preparar a sua aplicação em fase de obras.

Torneira de encastrar Tube

Torneiras de fixação ao chão:
Aplicadas diretamente no pavimento, todas as ligações ficam embutidas no solo. No entanto, se optar por esta torneira é necessário uma preparação prévia para a sua aplicação que deverá ser efetuada na fase de obras.

Torneira de fixação ao chão WCA

Torneiras electrónicas:
São torneiras em que o fluxo de água é constante, temporizado e podem ser activadas por toque ou por infra-vermelhos.
São especialmente indicadas para ambientes públicos devido à sua grande capacidade de poupança de água e uma maior higiene e conforto.

Torneira eletrónica Hera

Torneiras termostáticas:
As misturadoras termostáticas têm a capacidade de manter temperatura da água sem súbitas mudanças, mesmo quando a água é necessária noutro ponto da habitação.

Torneira termostáticas Tube

Torneiras temporizadas
Equipadas com um pulsor, as torneiras temporizadas, após o seu acionamento mantêm-se ligadas durante alguns segundos, permitindo assim uma maior poupança de àgua.

Torneiras temporizada Tube

Torneiras simples (ou de coluna):
Estas torneiras são caracterizadas por apenas funcionarem com água fria ou água quente. Com não fazem a mistura da água terão de ser aplicadas duas torneiras e a mistura será feita no recipiente que as suportar (bidés, banheiras ou lavatórios)
Também podem ser utilizadas isoladas em locais em que não seja preciso controlar a temperatura da água.

Torneira de coluna Acrópole

Quando temos uma casa de banho nova todos os cuidados são poucos. É fundamental que haja uma correta manutenção do produto para assegurar a boa prestação e durabilidade do mesmo. Veja como cuidar corretamente as suas torneiras, aqui.

Alguma destas torneiras será a escolhida para o seu banho novo?

>>> Artigos semelhantes:

Partilhe este artigo:
  • Print
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *