Cuidados a ter na limpeza de superfícies em acrílico

limpar os acrilicos

É bastante frequente ouvir algumas pessoas referirem que têm banheiras ou bases de chuveiro em acrílico que estão baças ou que perderam o seu brilho original.

Na grande maioria dos casos essa ocorrência deve-se ao uso de produtos abrasivos na limpeza dos mesmos. E não falamos apenas de esfregões, mas também dos próprios produtos de limpeza. Um dos erros mais comuns é a ideia de que produtos de textura cremosa não são abrasivos. Tal pode não corresponder à verdade!

Para esclarecer este ponto, aproveitamos a informação de uma marca muito usada e conceituada junto das donas de casa nas suas limpezas: o Cif.

Dentro das várias gamas de produtos desta marca, encontramos as seguintes classificações:

Segmento de abrasivos – Cif Creme (Clássico, Limão e com Lixívia).  Este é o produto por excelência preferido pelas consumidoras.
cif abrasivos

Segmento de não abrasivos – Cif Gel Casa de Banho, Cif Spray Power Cream
Casa de Banho, Cif Spray Power Cream com Lixívia e  Cif Toalhitas (Ocean e Limão).

(Informação obtida no site da marca)

Por essa razão, produtos da tipologia “creme” são totalmente desaconselhados na limpeza de qualquer superfície em acrílico, ou plástico, nomeadamente banheiras, bases de duche acrílicas ou até mesmo tampos de sanita e bidé.

Deve optar por produtos em Gel ou Espuma. A marca Cif tem diversos produtos de limpeza adequados a cada tipo de superfície e local. Estes são produtos que garantem uma boa performance quer na limpeza, quer na desinfeção e não sendo abrasivos, não danificam as superfícies mais frágeis, como é o caso dos acrílicos.

Para limpeza de casa de banho existem produtos próprios como o Cif Gel Casa de Banho ou o Cif Spay Power Cream Casa de Banho. A marca Cif tem ainda um outro tipo de produtos que garantem uma excelente desinfeção, sem agredir as superfícies.

Para além destes existem soluções que outras marcas apresentam, muito eficazes na limpeza, sem recorrer a lixívia ou amoníaco.

Oxigénio Activo

Fórmula com oxigénio activo que elimina a sujidade mais difícil garantindo máxima limpeza e desinfecção. Por não ter lixívia nem amoníaco, é ideal para todas as superfícies, mesmo as mais delicadas.

Opte também pelo uso de panos macios ou esponjas apropriadas feitas de material que não provocam riscos.

Existem várias marcas no mercado, por exemplo a Scotch-Brite™.

A marca referida tem dois esfregões apropriados às superfícies mais delicadas e que não riscam:

O esfregão Casa de banho flexível que graças à sua forma, tamanho e flexibilidade, adapta-se às mãos permitindo limpar comodamente todos os recantos. Ideal para as louças sanitárias.

Scotch-Brite™ Esfregão casa de banho flexível

E o esfregão ergonómico que foi desenhado para ser suave com as superfícies mais delicadas.

Scotch-Brite™ Salva-unhas ergonómico não risca

No final pode acabar o trabalho usando um pano macio para secar o excesso de água e evitar assim o aparecimento de manchas de calcário.

Scotch-Brite™ Pano Microbrite

>>> Artigos semelhantes:

Partilhe este artigo:
  • Print
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *